Páginas

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Wikileaks das criptomoedas!





Trutheum é uma plataforma de requerimentos por verdades baseadas em tokens na rede Ethereum. Lá é possível requerer verdades de todos os tipos, você ou a comunidade decidem o que é ou não verdade. Vou explicar como essa plataforma funciona e como ela pode ser o futuro Wikileaks.

Sempre gostei de soluções de mercado para tudo, quando vi o projeto do Trutheum me apaixonei, por mais que o projeto esteja apenas em fase de desenvolvimento vejo grandes possibilidades para modelos similares, acredito que o Trutheum é a primeiro de muitas plataformas melhores.

No dia 14 de julho a equipe da Trutheum fez o primeiro requerimento da futura rede, eles querem uma prova contra Trump o Donald, se a rede funcionar ela pode desafiar um dos homens mais poderosos do mundo! E isso me lembra uma moedinha feita por um tal de Satoshi. Conheci o Bitcoin como um instrumento de revolução contra o Estado, quando todos os processadores de pagamentos e bancos estavam contra o Wikileaks essa moeda desconhecida salvou os servidores do jornal de Assange e mesmo naquela época o governo norte americano não conseguiu parar o Bitcoin. Agora a mesma tecnologia que salvou o wikileaks de sair do ar está de volta e incorporando o próprio conceito e talvez destruindo o que salvou, uma verdadeira fagocitose feita pelo processo evolutivo da tecnologia.


Problemas e soluções de livre mercado

Apenas para recordar, a Trutheum permite que você compre tokens usando Ether, então esses tokens são usados para fazer requerimentos e pagar via smart contract aqueles que entregarem as provas mais críveis.

Surge aí um probleminha! Como vamos saber a realidade objetiva? Sabemos bem o problema de deixar a escolha para as massas, a democracia está falida por todos os lados, qual a solução? Nada melhor que o mercado, sim, prevejo empresas especializadas em analisar provas, elas seriam pagas por aqueles que buscam a verdade, as empresas teriam uma reputação pública e poderiam publicar em suas páginas descentralizadas seus relatórios.

Aqueles incrédulos nos incentivos do livre mercado se esquecem dos casos de corrupção no Brasil, apenas foi possível a investigação da lava-jato graças a incentivos que apesar de toscos e fracos funcionaram. Agora imaginem o que não poderia sair de incentivos muito vantajosos? Imaginem aquele funcionário que sabe muito porém não pode contar por medo de perder o emprego! Com a trutheum ele vai poder falar e sumir do mapa.



Claro eu posso estar sendo muito otimista quanto a esse projeto, porém o modelo de funcionamento é muito atrativo. Aos meus olhos é o renascimento do Wikileaks, parece até a lei da troca equivalente. Naquela época um grupo de nerds ativistas tentava replicar por todos os lados arquivos vazados enquanto tentavam manter uma entidade centralizada, hoje esses arquivos podem ser hospedados diretamente em plataformas descentralizadas extremamente acessíveis.


http://trutheum.com/whitepaper.pdf

terça-feira, 4 de julho de 2017

Mineração Monero XMR e Bytecoin







Monero é uma criptomoeda com foco em privacidade e anonimato, é mantida por diversos devs, sendo a segunda mais ativa comunidade de criptomoeda no github. Monero usa o algoritmo Cryptonight para mineração. Vamos nesse tutoria ensinar como criar uma wallet para monero, minerar monero solo e em pool e instalar e usar vários softwares de mineração.

Escolha a carteira:


Primeiro você precisa criar sua wallet, você pode fazer isso de duas formas. A primeira é baixando o cliente, full node Monero e a segunda é usando o site mymonero.com.

Lembre-se que o full node é muito mais seguro, demora algumas horas para sincronizar porém dá certo.


Full Node com Linux:


Siga as instruções para fazer a instalação da carteira monero no debian/ubuntu:

sudo aptitude install git cmake libboost-all-dev libssl-dev libevent-dev libdb++-dev
git clone https://github.com/monero-project/bitmonero.git
cd ../bitmonero && make
./build/release/bin/bitmonerod
Gere a carteira:  ./monero-wallet-cli
Para ver o endereço digite no terminal: address

Obs: Se não encontrar o aptitude, simplesmente digite:

sudo apt-get update && sudo apt-get install aptitude

Solo Mining ou Pool?


Se você tiver um ring de mineração é possível minerar sozinho e ter alguma recompensa se seu poder computacional for alto, do contrário parta para a pool;

http://moneropools.com/  


Dentro da comunidade, nos grupos de telegram e reddit os membros falam para não usar minergate. Porém fica à sua escolha. Eu usarei a pool.minexmr.com, se quiser usar outra o procedimento é o praticamente igual, porém fique atento as portas usadas.

SOLO_ O software do Monero já tem um software de mineração embutido, para usá-lo basta digitar:

start_mining

ou para mais opções

start_mining  your_address threads

your_address = endereço da sua wallet ;
threads = quantidade de threads que você quer usar para minerar, default é 1;



Escolhendo o software de mineração:

Vou deixar o link para alguns softwares de mineração e deixarei o tutorial de como compilar no Linux Debian/Ubuntu/Mint.


GUI (Linux e Windows) para AMD  - https://github.com/fireice-uk/xmr-stak-amd:

sudo apt-get install ocl-icd-opencl-dev libmicrohttpd-dev libssl-dev cmake build-essential
cmake .
make

Obs: Se não quiser fazer uma doação para o criador do programa edite o arquivo donate-level.h para 0.0 no parâmetro "fDevDonationLevel"

GUI Mineradora para CPU (Windows) - https://github.com/jwinterm/monerospelunker/releases


GUI (Windows e Linux) para NVIDIA - https://github.com/fireice-uk/xmr-stak-nvidia:

sudo apt-get install nvidia-cuda-dev nvidia-cuda-toolkit libmicrohttpd-dev libssl-dev cmake cmake-curses-gui build-essential
git clone https://github.com/hyc/cpuminer-multi
cmake .
make install

Obs: Se não quiser fazer uma doação para o criador do programa edite o arquivo donate-level.h para 0.0 no parâmetro "fDevDonationLevel"

Terminal (Linux) para CPU - git clone https://github.com/hyc/cpuminer-multi

sudo apt-get install git libcurl4-openssl-dev build-essential libjansson-dev autotools-dev automake
git clone https://github.com/hyc/cpuminer-multi
cd cpuminer-multi
./autogen.sh
CFLAGS="-march=native" ./configure
make


sudo ./minerd -a cryptonight -o stratum+tcp://pool.minexmr.com:4444 -u 
WALLET_ADDRESS_AQUI -p x -t 3

No lugar de WALLET_ADDRESS_AQUI coloque seu endereço XMR, no lugar de 3 depois de -t coloque a quantidade de threads que desejar.

O software também pode minerar Bytecoin.



Achou útil o tutorial? Faça uma doação!

XMR: 45osQRUx4trazP2w1Pij8nMj6RWTaKewiWogC33Z3tWb6uDn9CjVfyVjUszmFVFREYguE22Jo2MkaXpkQUJE9PbX7ReyNyB

BTC: 1CZSR6hkbqrcVGstQ7iVNf1bcKSXjgUcHf



Fontes:

https://getmonero.org/
https://www.reddit.com/r/Monero/
 https://github.com/fireice-uk/xmr-stak-amd
https://www.monero.how/
https://github.com/jwinterm/monerospelunker/releases
https://github.com/fireice-uk/xmr-stak-nvidia