Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Encriptar, como manter seguro seu PC

Se você realmente quer privacidade não pense duas vezes antes de instalar alguns programas de Criptografia. Segundo Julian Assange a criptografia é mais poderosa que qualquer violência ou arma no mundo, qualquer opressão com recursos ilimitados, pois ela está na natureza e a natureza facilita a encriptação. Nenhum governo é mais forte e poderosos que uma equação matemática.

O primeiro programa é o célebre TrueCrypt, ficou famosos na mídia mundial por ajudar a proteger os arquivos do banqueiro Daniel Dantas, nem o FBI conseguiu quebrar a criptografia AES 256 bits.
Esse programa é freeware, ou seja é gratuito, tem uma interface simples e fácil de usar. Permite encriptar todo o HD ou criar bankers  com diversos tipos de criptografia e combinações entre elas como AES, Serpent, TwoFish entre outras.

Outro recurso interessante é a ocultação de sistemas e bankers, o funcionamento é simples ele permite que você crie duas partições, uma  sem importância para a segurança de seus arquivos e outra oculta onde você guardará com segurança tudo que quiser, caso alguém lhe obrigue por tortura ou qualquer outra maneira a liberar a senha você simplesmente dá a senha do sistema não oculto.

Há diversas técnicas para confundir adversários no TrueCript, uma delas é criar diversos bankers com o mesmo tamanho que arquivos comuns, lembrando que o banker dele não dá importância para o formato que você colocar. Por exemplo, você pode criar um banker com 4 gigas e nomear de Filme.wmv e baixar diversos filmes com o mesmo tamanho e com a mesma extensão obrigando quem quiser acessar seus dados a fazer uma verificação do cabeçalho do arquivo em cada um deles.

Assim se um bandido roubar seu computador vocẽ pode passar uma senha "falsa" para ele, o cara vai pensar que você deu a chave para o sistema, quando na verdade deu apenas um pedaço dele.

É uma marca da Symantec software e tão avançado e elaborado como o TrueCrypt, mas com o diferença de ser pago. Há também o Gnu OPGP que é a versão gratuita do PGPG, além de criptografar arquivos ele é largamente utilizado para criptografia de mensagens de texto, o seu funcionamento se baseia em chave público e privada. Jornalistas e ativistas de todas as nacionalidades utilizam largamente a tecnologia para manter em segredo suas comunicações.
Vou deixar um link com mais explicações sobre essa ferramenta que deve ser estudada melhor: http://www.mundociencia.com.br/pgp/tuto1.asp

Há diversos outros programas famosos, como o KGB, EncryptOnClick, que podem ajudar de acordo com suas necessidades de criptografia. Lembrando sempre que há outras maneiras de quebrar a criptografia de seu sistema como os keyllogers que gravam tudo que você digita ou câmeras que filmam cada palavra da sua Key.


Vou expandindo aos poucos esse tópico que é de extrema importância, mas ai está o básico para quem precisa de algum conhecimento superficial sobre o assunto.

Aqui um passo-a-passo de como fazer:

http://cebolaprofunda.blogspot.com.br/2015/09/criptografia-usando-hidden-volumes-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, vamos responder assim que possível.