Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Como escolher sua distro Linux?

Há vários sabores de Linux no universo, o difícil é saber como escolher o seu. Vou dar algumas dicas e falar sobre algumas distribuições Linux e suas principais vantagens , para que tipo de usuário são indicadas e darei algumas outras informações e referências para testes.


Linux Mint



Linux Mint é uma distribuição indicada para aqueles que estão inciando no mundo Linux, isso porque ela é uma distribuição fácil de aprender e já vem com todos os pacotes usuais para um usuário não experto usar. É baseada no Ubuntu e tem uma versão para aqueles amantes de establidade com uma versão baseada no Debian e com as facilidades do Mint.



Para quem ela é ideal?

Pessoas que querem um ambiente simples e pronto para funcionar. A melhor distro para iniciantes.



Ubuntu é a distribuição Linux mais popular, é fácil de usar, tem uma boa aparência e lhe dá uma liberdade enorme para modificar seu sistema. O Mint se baseia no Ubuntu para lançar suas versões.



Ubuntu




É a distro com maior capacidade de adaptação fácil, ele roda servidores, desktops e recentemente até smartphones (pretendem integrar os serviços).

Se você for profissional da eduação terá o Edubuntu, artes/audio e vídeo use o UbuntuStudio, servidores e redes terá o Ubuntu Server, usário comum Ubuntu.



Para quem é indicado?

Para todos, usuários inciantes até o avançado.





Debian



O Debian é a mãe do Ubuntu e a avó do Linux Mint, o Debian é conhecida como uma distribuição estável e segura. Sua fama é tanta que ele é a mãe da maior parte das distribuição Linux atuais.

Os desenvolvedores do Debian lançam-no em duas versões, uma estável e outra de testes. A versão estável é perfeita para quem quer segurança e confiabilidade, o debian não costuma falhar.

Para quem é indicada?

 Para todos os tipos de usuários, incluindo os iniciantes interessados em aprender mais sobre o sistema sem deixar de ter algumas facilidades do Ubuntu e Mint. Aqueles que querem segurança e estabilidade acharão no Debian seu porto seguro.



Fedora



 Seu foco é promover o uso do software livre e da inovação comunitária.

O Fedora é uma distribuição financiada pela RedHat porém controlada pela comunidade Fedora. A comunidade é incentivada a criar novas ferramentas e tecnologias, é uma distro inovadora por excelência.

Na distribuição não há tecnologias de código fechado, diferente do Mint e do Ubuntu que vêm com por exemplo suporte a MP3. Mas nada que um pouco de esforço e procura não possam modificar.


Para quem é indicado?

Para usuários intermediários ou avançados que querem usar essencialmente software livre e estar sempre surfando nas inovações do projeto Fedora.


OpenSuse




Distro de fácil manejo e feita para ser facilmente adaptável para o uso geral, ela conta com uma série de ferramentas como um gerenciador gráfico (parecido com a central de controle do Windows), permite extensas modificações com um 1click e tem a ferramenta de instalções de programas 1click Install.

É uma distribuição fácil, estável e permite fazer muitas modificações profundas no sistema.

Para quem é indicado?

Para todos com vontade de aprender.


Arch



O ArchLinux é uma distro recomendada para aqueles que querem aprender sobre Linux a fundo, sem se preocupar com o tempo gasto para fazer as tarefas do sistema, a proposta é a oposto do Mint.



 Uma grande ajuda é a documentação, o Arch conta com uma das melhores documentações sobre Linux.

O arch é roling release ou seja ele não tem versão, você não precisará instalar todos as suas configurações pessoais a cada lançamento.

Para quem ela é ideal?

Pessoas que querem aprender profundamente sobre o mundo Linux,  recomendada para usuários avançados ou intermediários (nada te impede de iniciar pelo Arch). Os usuários que querem estar na crista da onda precisam testar essa distro.




Essas são algumas das melhores distros, há muitas outras com o mesmo nível de qualidade que estas, escolher a distribuição é algo muito pessoal, não existe melhor distro e sim a melhor distro para seu uso naquele momento. Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos cabe a você decidir o que precisará.

Vou deixar como prometido no começo do texto algumas referências para lhe ajudar a escolher a melhor distro.


Teste simples que tá um resultado sobre as possíveis melhores distros para você, vale a pena conferir:

http://www.linuxdescomplicado.com.br/qual-distro-escolher/

E aqui o link para um vídeo do Diolinux falando sobre as principais distribuições:

https://www.youtube.com/watch?v=5nX4UFQt_JQ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, vamos responder assim que possível.